Nanofiltração

A NANOFILTRAÇÃO

A Nanofiltração é um processo de separação de membranas movido pela diferença de pressão.

Esta tecnologia é utilizada para remover de forma física compostos químicos a nível molecular, funcionando como um filtro de porosidade muito apertada.

Quando aplicada ao vinho, a Nanofiltração permite uma remoção seletiva de compostos não desejados.

O know-how da Wineinova resultante da sua experiência do trabalho de investigação de vários anos, permitem-lhe selecionar e utilizar as membranas de nanofiltração mais eficazes e adequadas para as aplicações do vinho. 

   

A NANOFILTRAÇÃO NA REDUÇÃO DE FENÓIS VOLÁTEIS

A Nanofiltração é um processo chave na redução da concentração de fenóis voláteis como o 4-Etilfenol e 4-Etilguaiacol.

A Nanofiltração separa o vinho em duas parcelas, por um lado o concentrado que retém os seus elementos mais nobres como os aromas e a côr, e por outro o permeado que é uma solução composta por água, álcool e os compostos indesejados de 4-Etilfenol e 4-Etilguaiacol.

Para remover os fenóis voláteis, é adicionado carvão ativado somente à parcela do permeado, poupando-se o concentrado e todos os seus elementos mais preciosos ao seu efeito neutralizador.

Saiba mais

A NANOFILTRAÇÃO NA REDUÇÃO DA ACIDEZ VOLÁTIL

A Nanofiltração é um processo eficaz na redução dos compostos responsáveis pela acidez volátil como o ácido acético e o acetato de etilo.

O vinho é separado através da Nanofiltração em duas parcelas, por um lado o concentrado que retém os seus elementos mais nobres como os aromas e a côr, e por outro o permeado que é uma solução composta por água, álcool e os compostos indesejados de ácido acético e o acetato de etilo.

A Wineinova tem um histórico de vários anos e de várias centenas de milhares de litros, na investigação e experimentação enológica para redução da concentração de acidez volátil, o que lhe dá um conhecimento privilegiado no combate a este problema.

Saiba mais